segunda-feira, 23 de março de 2009

Hich-Hiking Izmir-Çarnakkale


Olá olá!!!
Uouh.. Fui até Çarnakkale, Troia, Ayvalick e Bergama este fim-de-semana. Para poupar dinheiro e abraçar a aventura eu, o Bas, o George, a Linda, a Heli e a Miraela desafiamos uma ida até Çarnakkale à boleia! O resto da malta começou por ir de autocarro. Ao todo fomos 12.
AAhhaahh!! E assim foi! Fizemos 800km, no total, à boleia de carros, carrinhas, pickup's e Camiões Tire!! Ao todo apanhei 11 boleias com as maiores personagens turcas que vocÊs podem imaginar.

Fizemos:
Izmir-Ayvalik( 4 boleias)
Ayvalik-Bergama(2 boleias)
Bergama-Çanakkale(2 boleias)
Çanakkale-Troia(1 boleia)
Troia-Izmir(2 boleias)
É muito fácil fazer hic-hiking (conceito de "apanhar boleias") na Turquia! As pessoas são muito amistosas e estão sempre prontas para ajudar.
A primeira viagem é que foi mais complicada, porque não tivemos muitas dificuldades em encontrar o ponto de saída de Izmir. Só em Izmir apanhamos 3 boleias, basicamente andamos às voltas durante três horas.
Todas as outras boleias demoraram entre um segundo a 40 minutos, o que é razoável uma vez que se tratam de viagens gratuitas.
No início, como éramos. 6 decidimos criar 2 equipas. Cada uma com 1 rapaz e duas raparigas. Estivemos sempre em contacto e não houve qualquer problema.
lol... O mais engraçado é que a partir de Bergama os outros 6 também quiseram fazer "hic-hiking", então passamos a ser 4 equipas!! As outras 2 equipas também se constituíram com 1 rapaz e duas raparigas.

Com o passar do tempo cada equipa criou o seu nome e lema:
  • "Team-Team"
  • "3 hours team"(minha)
  • "Sunny angels"
  • "unnamed team"

Não consigo contar as peripécias de todo o grupo, mas posso-vos dizer que foram das mais ilariantes!!! Desde a música, a bebados fumadores, motoristas do Curdistão, a camionistas que queriam namorar com as loiras... Enfim... Espero ter a oportunidade de rever todos estes momentos convosco pessoalmente.

Quanto à segurança (Mãe e mãezinhas), com 12 pessoas, telemoveis, um rapaz, o mesmo ponto de partida, o mesmo destino e sempre à luz do dia, não há qualquer problema.

Beijos! ´

(O início da viagem)

(Acrópole de Pergamus)

Pergamus acolheu outrora a segunda maior biblioteca da Antiguidade, a seguir à biblioteca de Alexandria, no Egipto. Os papiros Egípcios partiam das margens do Nilo para Pergamus. Só que com medo de perder a hegemonia para os Romanos, os Egípcios cortaram o fornecimento de papiros a esta região. Dada a adversidade Eumenes, rei de Pergamum no século II Antes de Cristo colocou os seus cientistas a trabalhar e eles depressa criaram aquilo a que hoje chamamos pergaminho!

Os mais de 200 000 volumes de livros que constituíam esta biblioteca foram oferecidos a Cleópatra por Marco António, na sua viagem de núpcias, e levados para o Egipto. Reza a história que os livros se perderam num incêndio algures em Alexandria.

(Ayvalik- linda vila piscatória)

(O cavalo usado para fazer o filem "Troy")

Bom... O cavalo de Tróia não existe, na verdade. Esta foto foi tirada em Çanakkale. Em Tróia existem apenas ruínas e um cavalo criado para os turistas tirarem fotografias. Do local onde outrora o calcanhar de Aquiles foi atingido, ponto estratégico por ser a porta Oeste da Ásia, cidade habitada desde 5000 AC, restam apenas ruínas, a paisagem verde, a vista para o mar e para as montanhas, o sentimento de que se testemunha a História e a nostalgia de um tempo trazida pela imaginação.


2 comentários:

  1. não sei se a mãe irá ficar muito satisfeita mas tambem já foste e vieste por isso o que lá vai lá vai deve ter sido a viagem mais engraçada que fizeste , fico contente que te estejas adivertir tanto, beijos de quem te ama .mana2

    ResponderEliminar
  2. já enviei um comentário mas não o encontro. Boleias mais não. Uma vez sem exemplo. Não convém correr riscos.
    Mãe

    ResponderEliminar