quinta-feira, 7 de maio de 2009

Histórias do Médio Oriente 4

Artigo redigido para a Agência ODM http://agenciaodm.org/


Olá!

Como sabem houve recentemente um ataque a 44 Kurdos no este da Turquia, relatado na reportagem acima. Apesar de a comunicação social no Ocidente estar publicar este acontecimento como produto de uma pequena richa entre Kurdos e locais, existe actualmente uma guerra a decorrer entre os Kurdos Turcos e o Iraque, com foco na fronteira entre Iraque e Turquia. Mardin está representada a vermelho. Exactamente na linha fronteiriça.

O Kurdistão é uma região que não existe formalmente, mas que tem vindo a ser sucessivamente reclamada pela população kurda residente quer na Turquia como no Iraque. A pretensão última dos Kurdos é reuirem-se na região que consideram sua por direito à décadas (assinalado a amarelo no mapa abaixo). E para defender essa causa existe o PKK, partido kurdo que reclama uma série de ataques terroristas na zona.

São muitas as vozes que defendem a participação dos EUA no fornecimento de armas aos Kurdos, tal como fizeram com o Afeganistão. As dúvidas mantém-se, obviamente. Mas a questão com que vos deixo é

Quem controla o Iraque nos dias de hoje? Os Iraquianos? São de facto os Iraqueanos responsaveis pelo conflito ou haverá um "master plan"? Com tantas nações o que veio Obama fazer à Tuquia?

Fica algumas notas sobre a causa Kurda e o Iraque:

2 comentários:

  1. nao te queria contrariar visto que deves de saber bem mais do que eu mas nao sao os rossos os responsaveis por vender armas ao afeganistao..?

    ResponderEliminar