quarta-feira, 1 de abril de 2009

Política e Relações Internacionais

Extraído do artigo que publiquei no Blog da agência odm (http://www.agenciaodm.org/) :

O GOVERNO

O governo turco é liderado por Recep Tayyip Erdoğan, membro do partido AKP, Adalet ve Kalkınma Partisi, partidido pela justiça e desenvolvimento. Como sempre os nomes são maravilhosos!
O AKP é um partido de direita conservadora, estremamente ligado à religião muçulmana e dedicado a fazer com que a conduta religiosa se misturem cada vez mais com a estrutura política e legislativa deste país.

No passado, a Turquia teve um líder muito carismático, de nome Ataturk. Este homem está para os Turcos como o Che ou o Fidel para os Cubanos. Todas as escolas têm um retrato do Ataturk, está em todas as vielas, é nome de centenas de ruas, cara no verso de todas as notas, tem estátuas em todo o lado e apesar de muitas dúvidas poderem ser levantadas quanto ao método das conquistas e edonismo, foi ele o responsável pela democratização e modernização da Turqui no século XX, bem como pela separação entre poderes religiosos e governação. De forma que se assiste a um claro revés em termos de direitos, valores e oportunidades, à medida que o AKP toma as rédeas da liderança.

A TURQUIA E O IRÃO
O AKP mantém uma amizada de longa data com o partido do poder no Irão. E segundo muitos turcos, pretende transformar a Turquia à semelhaça do governo Iraniano. O que é potencialmente preocupante, já que o irão é dos países muçulmanos, mais extremistas e, neste momento, dos únicos capaz de desafiar os EUA.
Por falar em EUA, os turcos são completamente fanáticos pela América. Para eles a única coisa que existe é a cidade ou vila em que vivem (pois não têm o hábito de viajar pelo seu próprio país) e a América. Querem ir estudar para lá e têm cursos de cultura americana.

CENSURA, GOVERNO ANTIDEMOCRÁTICO e EXÉRCITO
No passado fim-de-semana tiveram lugar as eleições autáquicas (desde que cheguei todas as cidades estão decoradas com as bandeiras que podem ver na imagem ao lado). Toda a gente aqui sabe que o AKP andou a comprar as populações mais pobres e dividiu a geografia e sistema eleitoral do país, para garantir a sua permanência no poder.

Como ?

As zonas mais populosas, como os centros citadinos que acima referi estão a virar-se cada vez mais à esquerda, o que significa que cada vez mais habitantes estão contra o governo. Perante isto, o Governo decidiu que um autarca será eleito em função do número de regiões que conquistar, em vez do número de habitantes. A SEGUIR a esta alteração, discretamente alterou a delimitação das regiões de voto. E regiões com muitos habitantes, como o caso do centro de Izmir e Bornova onde estou, passaram a valer tanto como zonas circundantes de Izmir vazias e com recursos escassos. A SEGUIR foi a estas regiões mais pobres e começou a oferecer comida, roupa, frigoríficos, enfim... Tudo o que possam imaginar, a quem se comprometesse a votar no AKP. Como estas areas são mesmo muito muito carenciadas e temem o pior caso não votem nele, não resta outra alternativa. Aliás na própria mesa de voto, em algumas regiões perguntaram “O AKP foi o partido que lhe ofereceu o cabaz , é o partido que está periocupado consigo. Não acha que devia votar nele?”

Reacção da oposição?

A oposição não pode fazer nada. O AKP tem muito dinheiro e mesmo que tentasse jogar da mesma maneira, não tinha qualquer hipótese. Além de que censura os jornais e controla as manobras da oposição para fazer chegar a verdade às populações. Para perceberem a dimensão da censura, li na semana passada num jornal em Inglês, que a revista ciÊntifica mais conceituada tinha sido proibida de publicar um artigo sobre a teoria de Darwin, por ser contra a religião. Além da censura, o AKP tem muitos tentáculos. Contaram-me de alguns despedimentos por força da resistência ao governo e situações afins, como cortar a atribuição de fundos à impresa e ong’s. É portanto perigoso fazer oposição, as pessoas têm medo, receiam as consequências de denunciarem esta situação.

A nível mundial também não se pretende que isto se saiba. Porque os EUA e a Europa precisam da Turquia para apasiguar o Irão e outros estados tempestuosos como o Iraque.
Não se esqueçam que a Turquia faz fronteira com Georgia, Arzebeijam, Armenia, Nakhitchevan, Irão e Iraque além dos territórios Europeus Grécia, Roménia, Bulgária, Ucrânia e, claro, Russia...

Desde sempre a Turquia foi um território estratégico, pela proximadade geográfica entre Àsia e Europa. Razão pela qual se acresce a necessidade de protecção. Não é à toa que possui a segunda maior força militar do mundo, a seguir aos EUA.

Sem comentários:

Enviar um comentário